Estratégia e visão de futuro

Planejamento estratégico de longo prazo

O Planejamento Estratégico da Chesf é um processo dinâmico, que envolve a constante avaliação de cenários, dos fatores internos e externos que influenciam o desempenho empresarial e a consequente adequação dos objetivos estratégicos, visando aprimorar a gestão e atingir as metas e resultados propostos, considerando uma perspectiva de longo prazo.

Como resultado do trabalho de revisão do Planejamento Estratégico, previsto nos instrumentos normativos da Companhia, foi desenvolvido um processo de atualização da identidade organizacional e dos objetivos estratégicos da Chesf e, consequentemente, de construção do seu Mapa Estratégico, que atenda aos desafios do atual cenário do setor elétrico nacional. Apresentamos a seguir o Mapa Estratégico da Chesf para o ciclo de 2020-2035.

Missão

Mapa estratégico

PNG 2019-2023

O PNG do ciclo iniciado em 2019 foi baseado integralmente no Plano Diretor de Negócios e Gestão (PDNG) da holding. Mensalmente, a Diretoria Executiva se reúne para avaliar o cumprimento dos objetivos contidos no PNG e os indicadores do Contrato de Metas de Desempenho Empresarial (CMDE), firmado entre a Eletrobras e suas empresas controladas. Dessa forma, é possível apurar os desvios entre as metas e os resultados, atuar sobre ocorrências e melhorar o desempenho empresarial, apresentando esses resultados ao Conselho de Administração.

PNG 2020-2024

Para o ciclo 2020-2024, dentre as diretrizes, os planos e as estratégias empresariais que norteiam o caminho para o crescimento sustentável da Chesf, destacam-se: a perspectiva de expansão da Companhia, considerando a continuidade dos investimentos em oportunidades relacionadas a novas formas de geração de energia renovável, especialmente as fontes de origem solar e eólica; a busca de excelência operacional em toda a cadeia de valor; a modernização das instalações da Chesf, abrangendo melhorias na área de Transmissão e Geração, com foco no aumento da rentabilidade desses ativos; a eliminação de pendências de obras e retomada da participação eficiente em leilões; a ênfase nas questões regulatórias, fundiárias, judiciais e ambientais; a otimização de custos operacionais, com foco na redução de custos com pessoal e na transformação cultural; a atuação sustentável; e o aprimoramento da governança corporativa e integridade empresarial.

Gestão

Transformação digital

Um dos maiores avanços nesse sentido em 2019 foi a finalização do ProERP, Programa de Implantação do ERP SAP (sistema integrado de gestão empresarial) em Instância Única nas empresas Eletrobras. O Go Live, evento de entrada em operação conjunta da plataforma, ocorreu em janeiro.

Demos uma importante contribuição ao ERP: a implantação pioneira do módulo Work Clearance Management (WCM), que foi personalizado para a Eletrobras e permitiu a integração de etapas importantes, como solicitação de intervenções (SI), análise preliminar de riscos (APR), roteiros de manobras, registros e análises de ocorrências e perturbações, medições hidrológicas, entre outras.
Outros ganhos com a implantação do SAP são para a operacionalização do CSC (Centro de Serviços Compartilhados); maior agilidade na tomada de decisões empresariais por meio de acesso a informações confiáveis, em tempo real; aprimoramento do controle no acompanhamento físico-financeiro dos empreendimentos; garantia da transparência e da rastreabilidade das informações corporativas; mitigação de problemas e fraquezas materiais encontrados nas auditorias SOx; e acesso às informações, consolidação e comparação de resultados das empresas Eletrobras de forma tempestiva e confiável.

A transformação digital é estratégica/ para a Eletrobras e suas empresas, pois se traduz em automação, otimização e segurança operacional, entre outras vantagens. Será destinado à transformação digital da Chesf um orçamento anual médio de R$ 8,5 milhões.

Centro de Serviços Compartilhados (CSC)
As atividade transacionais e de apoio às empresas Eletrobras em processos de finanças, contabilidade, recursos humanos, suprimentos, tecnologia da informação, jurídico, logística e infraestrutura, e serviços gerais passaram a ser centralizadas pelo Centro de Serviços Compartilhados, cuja implantação foi finalizada em 2019. A nova estrutura padroniza os processos de suporte. Nesse mesmo ano, a Chesf consolidou a implantação da unidade nordeste do CSC.

Cibersegurança

A gestão da cibersegurança na Chesf é permeada pela Política de Segurança da Informação e por diversas instruções normativas, todas publicadas, atualizadas e auditadas para verificação de sua aderência e execução sobre o tema. Os processos seguem os principais frameworks de segurança, normativos do Governo Federal e o Código de Ética e de Conduta das Empresas Eletrobras.

Em 2019, nossas principais ações com relação à cibersegurança foram:

  • desenvolver e formalizar uma estrutura adequada de segurança da informação, incluindo a definição clara de papeis e responsabilidades;
  • desenvolver políticas e procedimentos de gerenciamento de vulnerabilidades, incluindo remediação;
  • desenvolver, implementar e exercer o plano de resposta a incidentes (IR);
  • incluir o tema segurança da informação como parte da avaliação de riscos corporativa;
  • desenvolver programa de classificação de informações sensíveis e adotar ferramentas apropriadas;
  • elaborar norma de privacidade;
  • implantar firewalls (barreira de proteção tecnológica) nas subestações e usinas; e
  • implantar firewalls camada 7 para os centros de operação.

Gestão de riscos, crises e oportunidades

Nossa metodologia de gestão de riscos corporativos segue as diretrizes da Política de Gestão de Riscos das empresas Eletrobras. Em 2019, atualizamos a Matriz de Riscos que considera os aspectos econômicos, sociais e ambientais e demonstra os principais riscos a que estamos expostos. Para a automação do gerenciamento dos riscos, foi iniciada a estruturação do módulo Risk Manager (GRC/RM), sob coordenação da Eletrobras. A implantação ocorrerá em 2020.

Com relação aos controles internos, participamos anualmente do processo de Certificação SOx, para garantir a conformidade aos requisitos da lei norte-americana Sarbanes-Oxley. Todas as empresas do grupo precisam estar aderentes aos requisitos da lei SOx para que a Eletrobras mantenha a negociação de suas ações na Bolsa de Valores de Nova Iorque (Nyse).

Compromisso com a sustentabilidade

A Chesf estabelece diretrizes para suas ações quanto à promoção do desenvolvimento sustentável, buscando equilibrar oportunidades de negócio com responsabilidade social, econômico-financeira e ambiental. Entre essas diretrizes, estão a priorização da produção de energia limpa e renovável, o uso racional de recursos, atuar como agente indutor da eficiência energética, ter compromisso com a ética e a transparência, respeitar os direitos humanos, agregar valor para as partes interessadas e garantir condições de trabalho e de bem-estar adequadas aos empregados.

As principais frentes de atuação do Comitê de Sustentabilidade em 2019, foram:

  • definição de projetos/iniciativas no PNG 2020-2024 de acordo com a nova diretriz “Sustentabilidade” do PDNG;
  • definição e acompanhamento dos indicadores/metas empresariais da Chesf;
  • acompanhamento das metas e ações da Agenda 2030 – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável; e
  • reestruturação da Comissão Técnica para Gestão de Resíduos, Efluentes e Emissões.