Sociedade

Engajamento nas redes sociais

Em 2019, a Chesf aumentou sua presença nas redes sociais com a campanha #ChesfianosLigados. Hoje, a Companhia se engaja com mais de 20 mil pessoas por meio desses canais, incluindo clientes e a sociedade como um todo.

Programa de Comunicação Social e outros canais

Iniciativa com a qual buscamos assegurar à sociedade informações apropriadas sobre os empreendimentos e seus impactos sobre o meio ambiente. O canal é utilizado para estabelecer uma relação harmoniosa entre o empreendimento e os diversos grupos impactados pela operação: moradores das comunidades próximas, instituições públicas e trabalhadores diretamente envolvidos com as obras de implantação.

A Chesf disponibiliza, ainda, para toda a sociedade, os canais Fale Conosco Ambiental, Disque Queimadas/Meio Ambiente (0800-979-3090) e Ouvidoria, com o intuito de garantir o acesso de todos à Companhia, bem como de utilizá-los como instrumento de monitoramento de impactos locais.

Contingência

Nossas medidas de contingência são planejadas e nossas operações são monitoradas de forma constante para que, no caso de qualquer ocorrência, os Planos de Contingências sejam aplicados de forma imediata. Esses planos são disponibilizados na sala de comando das instalações e sua eficácia deve ser evidenciada por meio de testes de leitura e testes de campo, quando aplicável, com atualização pelos responsáveis e divulgação junto aos colaboradores e hierarquia gerencial da instalação.

Em atendimento à Lei nº 12.334/2010, referente à Política Nacional de Segurança de Barragens, a Chesf elaborou o Plano de Ação de Emergência (PAE) para todas as suas barragens, que reúne medidas para proteger as populações, as propriedades e o meio ambiente situados à jusante (depois) das barragens. O documento também traz os procedimentos a serem adotados pela Companhia em situações de emergência, caracterizadas quando existe risco de ruptura das estruturas da barragem ou até mesmo em caso de uma hipotética ruptura. Além das ações internas da Chesf, o PAE define os agentes externos a serem notificados e fornece informações relevantes às autoridades de proteção e defesa civil para auxiliá-las na elaboração dos respectivos planos municipais de contingência e gestão da emergência externa.

Segurança de barragens

Após os acontecimentos em Mariana e Brumadinho (MG), 2019 foi marcado por questionamentos referentes ao rompimento de barragens. Apesar de as instalações construídas para a geração de energia hidrelétrica serem completamente diferentes das de mineração, a Chesf também foi instada por seus stakeholders a se posicionar sobre o assunto. Sendo assim, desenvolvemos, em 2019, o normativo de gestão dos planos de ação de emergência.

Além disso, como exigência da Política Nacional de Segurança de Barragens, foi concluído e encaminhado à agência reguladora (Aneel) o Plano de Ação Emergencial de Segurança de Barragens, ainda em fase de aprovação. Em 2020, serão iniciadas as inspeções de segurança (auditorias), as adequações para os sistemas de alerta e o estabelecimento das rotas de fuga em cada município onde possuímos empreendimentos de geração hidrelétrica.

Também planejamos oferecer um curso sobre o tema para todos os empregados.

Ética e integridade empresarial

Principais documentos norteadores da ética e da integridade na Chesf:

  • Código de Conduta Ética e Integridade;
  • Política Anticorrupção das Empresas Eletrobras;
  • Política de Administração de Conflito de Interesses das Empresas Eletrobras; e
  • Regulamento do Programa de Integridade das Empresas Eletrobras (representa um desdobramento tático das diretrizes estratégicas das Políticas Anticorrupção e de Administração de Conflito de Interesses).

Adotamos o Programa de Integridade das Empresas Eletrobras, também chamado de “Programa Eletrobras 5 Dimensões”, cujo objetivo é prevenir, detectar e remediar situações de fraude e corrupção.

Executamos controles relacionados à Certificação SOx (Lei Sarbanes-Oxley), que são testados anualmente por auditorias interna e externa. Vale ressaltar que no ciclo de 2019 não houve apontamentos de deficiências relacionadas ao Programa de Integridade. Também podemos citar as auditorias de integridade realizadas por órgãos de controle, como a Controladoria Geral da União – em processo realizado em 2019, 88% das recomendações registradas pelo órgão em trabalho anterior, de 2016, foram consideradas atendidas e o restante possui planos de ação para atendimento. Adicionalmente, são acompanhados, trimestralmente, os seguintes indicadores:

  • empregados treinados em políticas e procedimentos de combate à corrupção;
  • due diligence de fornecedor;
  • fornecedores críticos treinados em combate à corrupção; e
  • parceiros comerciais treinados em combate à corrupção.

Em 2019, consolidamos o processo de avaliação de integridade de terceiros, que envolve:

  • avaliação de fornecedores com automatização da aplicação do formulário de due diligence, aprimoramento da ferramenta de background check e melhorias nos pareceres de integridade;
  • avaliação de patrocínios, doações, convênios e ações sociais;
  • avaliação de membros de governança (diretores e conselheiros) com o aprimoramento da ferramenta de background check e com maior abrangência do parecer emitido pela área de integridade; e
  • avaliação de integridade nos processos de desinvestimentos.

Saiba mais sobre o tema e consulte os canais de denúncia e gestão da ética e integridade em Governança corporativa e ética > Ética e integridade empresarial.