Introdução

Sobre esta publicação

Apresentamos o hotsite do nosso Relatório Anual 2019, um extrato das informações apresentadas em nosso Relatório Anual 2019 completo, escrito com base nas melhores práticas globais de gestão e relato da sustentabilidade corporativa.

Para o Relatório Anual 2019, adotamos a materialidade desenvolvida pela Eletrobras, com a participação de todas as suas empresas, incluindo a Chesf. Essa matriz foi submetida à aprovação da nossa Diretoria Executiva e do nosso Conselho de Administração, para garantir a relevância de todos os temas ao nosso negócio específico e a ampla cobertura de todos os assuntos de real impacto das nossas atividades e sobre elas, ou que possam influenciar nas decisões dos stakeholders. Foi acrescido à matriz original o tema Conformidade Legal e Regulatória, com duas disclosures relacionadas.

O quadro abaixo é o resultado do processo de determinação da materialidade. Os limites determinam onde ou em quais públicos os impactos ocorrem e os capitais são baseados no conceito proposto pelo framework do IIRC (International Integrated Reporting Council) para o agrupamento dos diversos tipos de insumo ou recursos utilizados pelas empresas Eletrobras para a geração de valor.

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50761-901 – Recife, PE – Brasil
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Mensagem da administração

A Chesf vem se renovando ao longo dos últimos anos e 2019 ficará registrado como um ano de resultados positivos em todas as áreas da Companhia. Hoje, apresenta-se mais madura e em pleno processo de transformação. A implementação do nosso plano de adequação e modernização da Companhia vem promovendo significativos avanços, que nos permitem colher os frutos da consolidação desse trabalho, embora ainda com muitos desafios e obstáculos a serem superados.

De forma articulada, seguindo orientações da Eletrobras e com pleno comprometimento do seu corpo funcional, a governança da Chesf estabeleceu diretrizes com o objetivo de possibilitar que a Companhia venha a trilhar um novo caminho, marcado pela transformação tecnológica, melhoria da situação econômico-financeira e modernização de seus sistemas de gestão.

Identificamos a necessidade de encontrar soluções inovadoras, com alto potencial de sustentabilidade econômica, respeitando a conformidade regulatória e que logrem benefícios para a sociedade. Direcionamos esforços ao aprimoramento dos níveis de eficiência das diversas áreas da Companhia, de forma integrada, buscando resultados economicamente consistentes, em todos os segmentos em que atua – geração, transmissão e comercialização de energia.

Nesse sentido, elaboramos projetos voltados à implantação de novas formas para gerar energia, tendo um dos marcos representado pela inauguração da usina solar flutuante de Sobradinho – a primeira desse tipo no Brasil – com um alto potencial para réplica da metodologia a ser desenvolvida em outros lagos.

Por mais um ano, abraçamos o desafio de reposicionar a estrutura organizacional, procedendo ajustes quali-quantitativos no quadro de pessoal, com a adoção consciente de ações voltadas a minimizar o impacto no nosso capital intelectual. Para tanto, foram aplicados novos requisitos operacionais nas usinas, subestações e centros de operação, aumentando para 70% o número de instalações teleassistidas, garantindo a confiabilidade do sistema elétrico. Concluímos a integração dos Centros de Operação de Teresina e Fortaleza, com novos recursos tecnológicos, possibilitando ganhos de eficiência para o desenvolvimento das atividades operacionais.

Avançamos com a implantação dos sistemas de Enterprise Resource Planning – ERP, em instância única nas empresas Eletrobras, centralizando os processos e permitindo o acesso com maior agilidade à informação confiável. O comprometimento e o engajamento das equipes possibilitaram implementar em 2019, os módulos de Suprimento, Finanças, Gestão de Pessoas e monitoramento e controle dos serviços prestados em Operação e Manutenção (WCM – Work Clearance Management). Vale destacar que a utilização do WCM tem caráter pioneiro no país. Empregamos solução informatizada de comunicação e colaboração em nuvem, com expressivos acréscimos de produtividade, mobilidade e integração empresarial.

Implantamos a Unidade Nordeste do Centro de Serviços Compartilhados (CSC), sob coordenação da Eletrobras, para atender as demandas existentes com maior produtividade, adotando práticas mais eficientes e utilizando tecnologias de ponta. Nesse sentido, houve o lançamento do Portal do CSC, um canal direto com o cliente e uso de robotização de atividades. Além disso, foi assinado com a holding o “Contrato de Compartilhamento de Infraestruturas e Recursos Humanos”, viabilizando efetiva cooperação entre as empresas Eletrobras.

Com a entrada em operação comercial da 18ª turbina da Usina de Belo Monte, concluímos mais um empreendimento, com participação em Sociedade de Propósito Específico – SPE. Adicionalmente, adquirimos a participação acionária em duas SPEs (Extremoz Transmissora do Nordeste – ETN e Transmissora Delmiro Gouveia – TDG), aumentando o nosso sistema de transmissão.

Concluímos, ainda, o Complexo Eólico Pindaí, empreendimento de geração que exigiu elevado esforço da Companhia para a sua consecução e acrescentou à Matriz Energética Brasileira 110MW em potência instalada de energia limpa, advinda de geração eólica.

No exercício de 2019, demos continuidade a expansão da nossa malha de transmissão com a entrada em operação comercial de 22 novos empreendimentos, incorporando à Rede Básica do Setor Elétrico Nacional 2.644 MVA de capacidade instalada de transformação e 331 km de linhas de transmissão, acrescentando com a incorporação desses empreendimentos R$ 65 milhões de receita anual, além de reduzir significativamente o nosso estoque de obras em atraso com relação às datas estabelecidas nos contratos de concessão.

A modernização das instalações existentes e o rigoroso cumprimento dos planos de manutenção dos ativos possibilitaram a obtenção de excelentes indicadores operacionais, em especial os referentes à disponibilidade de geração e de transmissão, atingindo todas as metas estabelecidas e obtendo os melhores resultados de nossa história.

Encerramos o ano com um de nossos menores índices de endividamento, crescemos 105% na geração de caixa operacional (Ebitda) em relação a 2018. Realizamos aquisição e incorporação de outras empresas que permitirá o incremento de R$ 120 milhões em receitas anuais. Concluímos a renovação do benefício fiscal junto a Sudene, que se reverte a favor da região, por meio da ampliação da capacidade de investimentos na infraestrutura regional. Com isso, a Chesf vem, nos últimos anos, proporcionando boa remuneração aos seus acionistas sob a forma de dividendos.

Os sucessivos resultados positivos apresentados nos últimos anos e a tendência de lucros sustentáveis em períodos vindouros possibilitaram o reconhecimento de ativos e passivos fiscais diferidos, que contribuíram de forma relevante para o bom desempenho financeiro do exercício.

Demos um importante passo para a total desoneração do custo com o Hospital Nair Alves de Souza – HNAS, localizado na cidade de Paulo Afonso – BA, que será integralmente transferido ao Poder Público, de forma progressiva, até o quarto trimestre de 2020, cuja atividade não condiz com escopo de negócio da Companhia.

Os cenários e perspectivas do Setor Elétrico Nacional nos mostram que devemos estar preparados para a mudança econômica e tecnológica que está em curso no setor elétrico. Devemos estar atentos às novidades em produção de energia, transformação digital e práticas modernas de gestão, a fim de adquirirmos a competência necessária para permanecermos em um setor que vem se revelando altamente competitivo.

Consequentemente, continuaremos em busca de investimentos de capital com a visão de obter resultados financeiros positivos, considerando a redução de custo e a otimização dos processos, sem deixar de lado nossos compromissos relacionados à sustentabilidade, incluindo os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e os Princípios do Pacto Global.

Concluindo, fazemos um agradecimento especial aos Chesfianos. O compromisso e a dedicação dos empregados têm sido determinantes para vencermos desafios e obtermos melhores resultados. Sigamos em lutas e conquistas!

Boa Leitura!
Fábio Lopes Alves | Presidente da Chesf
Wilson Ferreira Junior | Presidente do Conselho de Administração

Pandemia Covid-19

As empresas Eletrobras vêm monitorando, desde janeiro de 2020, a evolução e os possíveis impactos causados pela pandemia de coronavírus, a Covid-19, e seguindo as recomendações do Ministério da Saúde e dos governos dos estados e das cidades onde se encontram suas operações. Para coordenar e monitorar todas as ações relativas à pandemia, foi criado, em 17 de março de 2020, o Comitê de Monitoramento e Gestão de Crise das empresas Eletrobras, formado pela Diretoria Executiva da holding, os Presidentes de suas empresas controladas e o Diretor-Geral do Cepel.

Devido à necessidade de preservar suas atividades essenciais, a companhia, na medida do possível, tomou várias providências:

  • ANTECIPOU FÉRIAS
  • APROVOU COMPENSAÇÃO DE BANCO DE HORAS;
  • AUTORIZOU O TRABALHO REMOTO;
  • RESTRINGIU A REALIZAÇÃO DE VIAGENS NACIONAIS;
  • PROIBIU REUNIÕES PRESENCIAIS COM A PARTICIPAÇÃO DE NÚMERO ELEVADO DE PESSOAS;
  • SUSPENDEU VIAGENS INTERNACIONAIS E COLOCOU OS EMPREGADOS;
  • QUE APRESENTARAM SINTOMAS EM QUARENTENA; E
  • SOLICITOU, AINDA, QUE SEUS PRESTADORES DE SERVIÇOS OBSERVASSEM IGUALMENTE TODAS AS ORIENTAÇÕES DO MINISTÉRIO DA SAÚDE

No que se refere à operação do sistema eletroenergético, foi criado um plano de ação de contingência com o objetivo de mapear, monitorar e orientar os empregados sobre as ações necessárias nas operações de geração e transmissão.

Neste momento tão inusitado para todos, as empresas Eletrobras têm demonstrado elevada resiliência, alto grau de comprometimento e um propósito claro de todos os administradores e empregados de gerar e transmitir a energia de que o Brasil precisa para combater a pandemia, preservar vidas e manter as atividades econômicas.