Força de trabalho e familiares

Comunicação e engajamento do público interno

Disponibilizamos redes sociais internas – o Teams e o Yammer – para promover um relacionamento mais próximo entre e com os empregados. Conforme pesquisa interna, contudo, os canais mais utilizados por esse público atualmente são o e-mail ChesfHoje, seguido do ChesfOnline (blog), do Mural Chesf e da intranet.

Um dos destaques da comunicação com nossos empregados em 2019 foi o lançamento do selo “Nossa Segurança é pra você e com você”, para unificar todas as campanhas de segurança da Companhia, incluindo de prevenção de desligamento por erro humano; nas linhas de transmissão e subestações; empresarial (patrimonial); da informação; de barragens; do trabalho e no trânsito. As ações de comunicação referentes a esses temas foram desenvolvidas com a mesma identidade, reforçando na Chesf a segurança como valor empresarial.

Também renovamos os outdoors das usinas de Paulo Afonso e Xingó que contêm informações sobre segurança de barragens para inclusão do selo.

Perfil dos empregados, rotatividade e retenção

Em 2019, a Chesf contou com uma força de trabalho (quadro efetivo de pessoal) de 3.193 empregados, composta por 3.186 do quadro próprio e 7 requisitados de órgãos ou empresas da Administração Pública. Do total, havia 587 mulheres e 2.606 homens. No mesmo período, o turn over1 foi de 8,67%. Houve uma admissão (por determinação judicial) e 652 desligamentos.

1 A Chesf calcula o turnover pela seguinte fórmula:[(admitidos + desligados/2)/média do quadro de pessoal efetivo]x100.

Plano de Demissão Consensual (PDC)

Foram realizadas duas edições, em 2019, do PDC, destinado ao desligamento voluntário de empregados elegíveis. No total, 626 foram efetivamente desligados até dezembro. As despesas com o PDC incluem incentivos financeiros e um plano de saúde, pelo período máximo de 36 meses, a partir da data de desligamento.

Diversidade

Como empresa de economia mista, contratamos nossos empregados por meio de concurso público, conforme exigência da Constituição Federal, e, portanto, não temos interferência no perfil de diversidade do quadro funcional. Contudo, reforçamos que não toleramos preconceitos de nenhuma natureza e que integramos todos da mesma maneira, independentemente de identidade de gênero/sexo, cor/raça, etnia, idade, orientação sexual, origem social, capacidade física ou mental.

Buscamos promover uma cultura organizacional de equidade e igualdade de oportunidades para toda(o)s, compromisso que está expresso em nosso Código de Conduta Ética e Integridade e Política de Responsabilidade Social. Para mantê-lo, implantamos ações de promoção da diversidade por meio dos Comitês de Gênero e Raça.

Gestão de pessoas e do desenvolvimento profissional

Nossa forma de gerir tem como objetivo principal atender às diretrizes do planejamento estratégico, seguindo uma premissa de excelência em pessoas e cultura organizacional por meio das seguintes estratégias:

  • promoção e avaliação contínua do desempenho, orientando o desenvolvimento de carreira, com foco em resultado e competências;
  • desenvolvimento e implementação de modelo, redes e programas de desenvolvimento dos empregados e da gestão do conhecimento; e
  • desenvolvimento de métodos de gestão estimulantes e capazes de motivar e comprometer as pessoas.

As bases para essa atuação estão na Política de Gestão de Pessoas das Empresas Eletrobras. O documento traz princípios e diretrizes que são desdobrados em estratégia empresarial.

Nosso Plano de Educação Corporativa (PEC) prevê treinamentos e capacitações que possam contribuir para o desenvolvimento de competências relacionadas às diretrizes empresariais da Companhia, considerando o Planejamento Estratégico como principal norteador. Para tal, o acompanhamento dos indicadores de educação corporativa é feito trimestralmente, conforme as metas estipuladas pelo PEC no início do ano. Mensalmente, são realizadas reuniões do Conselho Educacional, formado por um representante de cada Diretoria e conduzido pela Superintendência de Gestão de Pessoas.

Um dos destaques do PEC é o Programa Vivendo e Aprendendo, desenvolvido pela Chesf para elevar a escolarização dos empregados com foco nos Cursos de Ensino Fundamental e Ensino Médio. Realizamos e coordenamos a iniciativa em parceria com o SESI, e as aulas são ministradas em nossas dependências, dentro do horário de trabalho.

Investimos também na participação de empregados em cursos de pós-graduação (classes lato sensu e stricto sensu) para o desenvolvimento de competências profissionais compatíveis com as atividades desempenhadas – ou que possam vir a desempenhar – e que sejam de interesse da organização. As ações educacionais de longa duração são todas custeadas pela Chesf, conforme previsão orçamentária do PEC. Disponibilizamos, ainda, o benefício “Auxílio-Educação – Ensino Superior”, concedido a todos os empregados que não possuam curso superior concluído e não estejam com o contrato de trabalho suspenso.

Em 2019, teve destaque o oferecimento aos gestores de MBA específico para o setor elétrico, desenvolvido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). O objetivo foi alinhar gestores com formações diversas entre si e com as estratégias da Companhia. Também foram realizados treinamentos sobre ética, entre os quais:

  • Código de Conduta Ética e Integridade;
  • Comunicação Não Violenta;
  • Tarde Rosa;
  • Curso de Imersão em Compliance;
  • Inteligência Ética – Agenda 2030;
  • Gestão e Apuração da Ética Pública;
  • Promoção do Respeito à Diversidade no
  • Ambiente de Trabalho.

Saúde e segurança no trabalho

Nossas ações e programas relacionados à saúde e segurança do trabalho se baseiam na promoção da qualidade de vida e na prevenção de acidentes do trabalho e de doenças ocupacionais. Também mantemos medidas para o controle de perigos e riscos que incidem sobre as nossas atividades.

Disponibilizamos a todos os empregados o acesso ao Sistema de Registro de Incidentes e Não Conformidades (CIN), ação de grande relevância para a prevenção de acidentes do trabalho, doenças ocupacionais e desligamentos por erro humano, pois permite o registro de incidentes e desvios que possam levar à ocorrência de danos aos empregados e ao sistema elétrico operado pela Chesf.

Cabe ressaltar que a Chesf possui a certificação do Sistema de Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho (SGSST) em conformidade com os requisitos estabelecidos da Norma Occupational Health and Safety Assessment Services – OHSAS 18.001:2007.

A Chesf é dividida em sete regionais, além da sede, e possui Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (Cipas) descentralizadas. As principais atribuições das comissões são identificar riscos do processo e do ambiente laboral e elaborar o mapa de riscos; desenvolver ações preventivas para a solução de problemas de segurança e saúde; participar da implementação e controle da qualidade das medidas de prevenção necessárias, bem como avaliar as prioridades de ação nos locais de trabalho; realizar, de modo periódico, inspeções e verificações de segurança nos ambientes e condições de trabalho, buscando situações de risco para a segurança e a saúde dos trabalhadores; divulgar informações relativas à segurança e à saúde ocupacionais; colaborar para o desenvolvimento e implementação dos Programas de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) e de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) e demais iniciativas; entre outras. Na Chesf, 100% dos empregados são representados pelas Cipas, que totalizam, em toda a Empresa, 21 comissões.

Existem normativos também para determinar os treinamentos obrigatórios de segurança do trabalho (NR-10, NR-35, NR-18, entre outras) e as diretrizes para a aquisição, uso, guarda e conservação dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e Coletiva (EPC). Fazemos às empresas prestadoras de serviços as mesmas exigências de gestão de saúde e segurança do trabalho.

Iniciativas de saúde e segurança ocupacional

Ao longo de 2019, as áreas de Saúde e Segurança do Trabalho (SST) da Chesf implantaram e deram continuidade a ações e programas específicos de prevenção e controle de riscos, promoção de saúde e qualidade de vida e bem-estar.

  • recertificação do Sistema de Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho (SGSST) na norma internacional OHSAS 18.001:2007, referente às atividades na Usina Hidrelétrica de Xingó (UXG), mantida pelo oitavo ano seguido;
  • instalação de um sistema piloto inovador para redução dos níveis de ruído dentro do intervalo aceitável das normas, na Usina de Paulo Afonso IV;
  • implantação do módulo EH&S (Environment, Health & Safety) do SAP, com o objetivo de otimizar a interligação dos processos de saúde ocupacional e segurança do trabalho. Para 2020, está previsto o lançamento de novas transações no módulo EH&S, que trará uma melhor gestão de fornecimento de Equipamento de Proteção Individual (EPI), bem como no tratamento das informações que serão disponibilizadas para o e-Social;
  • conclusão das inspeções de segurança, com foco nos equipamentos de proteção de trabalho em altura das equipes de manutenção em subestações e de linhas de transmissão, como parte do Projeto PREVINA-SE, realizado no Departamento de Operação Regional Recife;
  • assessoria para o funcionamento e desenvolvimento das ações das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (Cipas), nas inspeções, auditorias e monitoramento dos documentos do Sistema de Gestão da Cipa (SGC) e na realização da Semana Interna de Prevenção de Acidentes (Sipat);
  • foco no Projeto de Prevenção de Desligamento por Erro Humano (DEH), além da prevenção de acidentes do trabalho, na capacitação dos profissionais envolvidos da Sede e das Regionais, bem como nas ações de comunicação empresarial sobre o tema;
  • realização de auditorias de segurança do trabalho em equipes próprias e de empresas contratadas, e análise de documentação;
  • realização, na sede e nas regionais, de campanhas na área de saúde e qualidade de vida, como, por exemplo, Janeiro Branco e Prevenção no Carnaval;
  • realização da segunda edição do Projeto Arte e Expressão na sede e em Paulo Afonso,
  • Salvador e Sobradinho. O evento contou, entre outras atrações, com uma Roda de Conversa com profissionais da Arte e Saúde Mental. Também foram realizadas em Sobradinho, Teresina e Fortaleza palestras e oficinas sobre saúde mental no trabalho, prevenção do estresse e ansiedade, gestão das emoções e higiene do sono;
  • celebração dos cinco anos da Sala de Apoio à Maternidade;
  • continuidade das atividades do Centro de Promoção da Saúde (CPS) em Recife e Sobradinho e a retomada do funcionamento do CPS de Salvador;
  • participação da Chesf no Circuito de Corridas das Estações em Recife e Salvador, nas corridas Night Run e Eco Run Sunset, nas quais a Companhia recebeu o prêmio de maior equipe participante. A regional de Fortaleza realizou o 2º Circuito Saudável na promoção de atividades físicas, com a realização de uma corrida na área interna da Chesf;
  • realização da Campanha de Vacinação contra a gripe, atendendo 1.836 empregados;
  • retomada da ginástica laboral para o público da sede; e
  • realização da Feira de Orgânicos quinzenalmente na sede pelo quarto ano consecutivo.

Direitos humanos

Os princípios e diretrizes norteadores da gestão de direitos humanos podem ser encontrados na Política de Responsabilidade Social das Empresas Eletrobras, no Código de Conduta Ética e Integridade, na Política de Logística de Suprimentos das Empresas Eletrobras, na Política de Sustentabilidade das Empresas Eletrobras e no Guia de Conduta para Fornecedores da Eletrobras.

Monitoramos a implementação das ações do Plano de Negócios e Gestão da Chesf – PNG 2019-2023 por meio dos seguintes indicadores:

  • estimular 100% dos fornecedores de nível 1 (críticos) à adoção de prática de valorização e promoção da diversidade;
  • tratar 100% das denúncias de violação de Direitos Humanos até 2020;
  • obter uma porcentagem de mulheres ocupando cargos de gerência pelo menos igual à porcentagem de mulheres na Companhia.

Adicionalmente, também monitoramos o Programa de Direitos Humanos e Exercício da Cidadania, por meio do PDNG 2020-2024, com metas para capacitar 100% de nossa força de trabalho e 100% de empregados de empresas terceirizadas em Direitos Humanos e Diversidade, além de influenciar Públicos de Relacionamento sobre práticas de Diversidade e não violação de Direitos Humanos.

Os impactos da gestão da diversidade e da igualdade de gênero são identificados e monitorados por meio do Plano Pró-Equidade de Gênero e Raça da Chesf – Edição 2018 – 2020, sendo um instrumento bianual. Atuamos no grupo de trabalho (GT) de Direitos Humanos da Eletrobras, que realiza ações para estimular fornecedores a responderem o questionário de due diligence, com o intuito de identificar possíveis violações em direitos humanos, melhorar a estrutura de relacionamento com fornecedores e definir ações direcionadas para esse público. Vale ressaltar que esse GT ainda está em implementação, assim como o Programa de Direitos Humanos e Exercício da Cidadania da Chesf.

Para reforçar nosso compromisso com o tema, somos signatários do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), dos Princípios de Empoderamento das Mulheres (ONU Mulheres), da Declaração de Compromisso no Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes e da Rede de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes em Pernambuco. Também aderimos, desde 2007, ao Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça do Governo Federal, participando de cinco edições e sendo premiada em quatro.

Em 2019, foram realizadas inúmeras ações para promover a conscientização para efetivação dos Direitos Humanos na Chesf, com destaque para:

  • Campanha 18 de Maio – Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes, na qual , entre outras ações, apoiamos a iniciativa estadual, produzindo cartazes para distribuição pela Rede em Pernambuco;
  • Campanha Agosto Lilás, que defende, desde 2017, os direitos da mulher em situação de violência;
  • Campanha 16 dias de Ativismo pelo fim da violência contra a Mulher;
  • Campanha de conscientização no Mês da Mulher (março) com o tema Reconhecimento e Empoderamento das Mulheres no Mundo do Trabalho;
  • evento Pipoca & Conhecimento, com apresentação do filme “Grandes Olhos”, para promover reflexão sobre as causas femininas;
  • Oficina sobre Direitos Humanos e Diversidade, com o objetivo de aprofundar o conhecimento na temática dos membros do Comitê de Gênero e Raça;
  • Campanha Outubro Rosa;
  • Campanha Novembro Azul;
  • palestras e ações educativas que abordaram os itens do Código de Conduta Ética e Integridade;
  • palestra sobre “Inteligência Ética e Sustentabilidade Humana”, ministrada pela professora Regina Migliori.

Direito dos povos indígenas

A questão indígena é discutida no Comitê de Meio Ambiente das Empresas Eletrobras, por meio de um grupo de trabalho permanente criado em 2019 a partir de comissão existente desde 2012. A Comissão elaborou as diretrizes de relacionamento com esses povos, as quais foram inseridas na versão 4.0 da Política Ambiental das Empresas Eletrobras.