Imprensa e formadores de opiniões

Relacionamento com a imprensa

A Chesf contata semanalmente a imprensa sobre temas como rios, reservatórios, gestão da água, entre outros. O tema hídrico é sensível na Região Nordeste e fazemos a gestão de dez reservatórios, o que demanda atenção ao conteúdo divulgado para o público. Foi destaque na imprensa, em 2019, a inauguração da Plataforma Solar Flutuante de Sobradinho.

Também fazemos e recebemos contatos semanais com partes interessadas para a realização de eventos internos e externos, e atendemos constantemente às demandas de visitação às usinas e reservatórios.

Planejamento estratégico de longo prazo

Como resultado do trabalho de revisão do Planejamento Estratégico, previsto nos instrumentos normativos da Companhia, foi desenvolvido um processo de atualização da identidade organizacional e dos objetivos estratégicos da Chesf e, consequentemente, de construção do seu Mapa Estratégico, que atenda aos desafios do atual cenário do setor elétrico nacional. Apresentamos a seguir o Mapa Estratégico da Chesf para o ciclo de 2020-2035.

Missão

Para informações sobre os PNGs 2019-2023 e 2020-2024, acesse Estratégia e visão de futuro.

Resultados financeiros

Identificamos e monitoramos nossos impactos por meio do acompanhamento mensal do resultado planejado x realizado, com base no Plano de Negócios e Gestão (PNG) e no Contrato de Metas e Desempenho Empresarial (CMDE). O acompanhamento periódico dos indicadores CMDE ao longo de 2019 sinaliza que alcançamos nossas principais metas:

Para mais informações sobre os resultados financeiros da Chesf em 2019, acesse o Desempenho dos capitais > Capital financeiro.

Ética e integridade empresarial

Principais documentos norteadores da ética e da integridade na Chesf:

  • Código de Conduta Ética e Integridade;
  • Política Anticorrupção das Empresas Eletrobras;
  • Política de Administração de Conflito de Interesses das Empresas Eletrobras; e
  • Regulamento do Programa de Integridade das Empresas Eletrobras (representa um desdobramento tático das diretrizes estratégicas das Políticas Anticorrupção e de Administração de Conflito de Interesses).

Adotamos o Programa de Integridade das Empresas Eletrobras, também chamado de “Programa Eletrobras 5 Dimensões”, cujo objetivo é prevenir, detectar e remediar situações de fraude e corrupção.

Executamos controles relacionados à Certificação SOx (Lei Sarbanes-Oxley), que são testados anualmente por auditorias interna e externa. Vale ressaltar que no ciclo de 2019 não houve apontamentos de deficiências relacionadas ao Programa de Integridade. Também podemos citar as auditorias de integridade realizadas por órgãos de controle, como a Controladoria Geral da União – em processo realizado em 2019, 88% das recomendações registradas pelo órgão em trabalho anterior, de 2016, foram consideradas atendidas e o restante possui planos de ação para atendimento. Adicionalmente, são acompanhados, trimestralmente, os seguintes indicadores:

  • avaliação de fornecedores com automatização da aplicação do formulário de due diligence, aprimoramento da ferramenta de background check e melhorias nos pareceres de integridade;
  • avaliação de patrocínios, doações, convênios e ações sociais;
  • avaliação de membros de governança (diretores e conselheiros) com o aprimoramento da ferramenta de background check e com maior abrangência do parecer emitido pela área de integridade; e
  • avaliação de integridade nos processos de desinvestimentos.

Saiba mais sobre o tema e consulte os canais de denúncia e gestão da ética e integridade em Governança corporativa e ética > Ética e integridade empresarial.

Contingência

Em atendimento à Lei nº 12.334/2010, referente à Política Nacional de Segurança de Barragens, a Chesf elaborou o Plano de Ação de Emergência (PAE) para todas as suas barragens, que reúne medidas para proteger as populações, as propriedades e o meio ambiente situados à jusante (depois) das barragens. O documento também traz os procedimentos a serem adotados pela Companhia em situações de emergência, caracterizadas quando existe risco de ruptura das estruturas da barragem ou até mesmo em caso de uma hipotética ruptura. Além das ações internas da Chesf, o PAE define os agentes externos a serem notificados e fornece informações relevantes às autoridades de proteção e defesa civil para auxiliá-las na elaboração dos respectivos planos municipais de contingência e gestão da emergência externa.

Segurança de barragens

Após os acontecimentos em Mariana e Brumadinho (MG), 2019 foi marcado por questionamentos referentes ao rompimento de barragens. Apesar de as instalações construídas para a geração de energia hidrelétrica serem completamente diferentes das de mineração, a Chesf também foi instada por seus stakeholders a se posicionar sobre o assunto. Sendo assim, desenvolvemos, em 2019, o normativo de gestão dos planos de ação de emergência.

Além disso, como exigência da Política Nacional de Segurança de Barragens, foi concluído e encaminhado à agência reguladora (Aneel) o Plano de Ação Emergencial de Segurança de Barragens, ainda em fase de aprovação. Em 2020, serão iniciadas as inspeções de segurança (auditorias), as adequações para os sistemas de alerta e o estabelecimento das rotas de fuga em cada município onde possuímos empreendimentos de geração hidrelétrica.

Também planejamos oferecer um curso sobre o tema para todos os empregados.